Lives |
#305 – Conversações com arqueogenealogia, esquizoanálise e análise institucional: Espinosa, Foucault, Deleuze e Guattari | Live com Caio Souto e Luiz Manoel Lopes
Completo
Luiz Manoel Lopes possui graduação em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Cariri atuando como professor do PRODER – Programa de Pósgradução em Desenvolvimento Regional Sustentável no Mestrado em Desenvolvimento Regional Sustentável onde ministra a disciplina Estudos do Semiárido. As suas pesquisas procuram estudar os conceitos de diferença, acontecimento, agenciamentos, desterritorialização e reterritorialização como contribuições para um novo modo de pensar o desenvolvimento regional sustentável. Tais pesquisas também possuem ressonâncias com ensino e extensão junto à graduação, uma vez que atua como professor dos cursos de graduação em filosofia, biblioteconomia e administração. As suas pesquisas no Pensamento Contemporâneo giram em torno dos seguintes pensadores: Bergson, Deleuze, Foucault, Derrida, Cheikh Anta Diop, Guattari, entre outros.
Caio Souto é Doutor em Filosofia pela UFSCar com estágio doutoral na Sorbonne-Panthéon Paris-I, Mestre em Filosofia pela UFSCar, Graduado em Filosofia pela UNIFRAN e Graduado em Direito pela PUC-SP. Atualmente é Professor de Filosofia pela UEAP. Tem experiência de pesquisa na área de filosofia contemporânea, com ênfase na reflexão sobre a modernidade e sobre o conceito de Aufklärung, em especial a partir de autores como Georges Canguilhem, Michel Foucault e Friedrich Nietzsche.